Kaiut Yoga

O QUE É KAIUT YOGA?

De acordo com o criador do sistema, Francisco Kaiut, o yoga dos antigos foi projetado para trabalhar com corpos que viveram e cresceram de maneira muito diferente de como nossos corpos modernos vivem e crescem.

 

Nossos ancestrais estavam em constante movimento e não passavam tempo sentados em cadeiras.

 

Contudo há décadas, temos uma cultura baseada no estar sentado em cadeiras ou sofás, quem em casa, quer nos colégios, lazer e trabalho. Sentamos para comer, dirigir, relaxar…e os ossos cresceram enquanto se estava sentado. As articulações foram moldadas pela maneira como se sentou, e agora a maioria dos problemas de alinhamento, dores crónicas, lesões e doenças podem estar relacionadas ao sentar. Este é o pilar sobre a qual se apoia o Método Kaiut Yoga.

 

Com foco nas articulações, a prática deste método, em sua fase inicial, exclui uma série de posições clássicas do Yoga. Faz uso de posturas, do chão e da gravidade de forma a liberar "aderências" no tecido conjuntivo, o que fortalece e abre as articulações, criando mobilidade e saúde.

 

No sistema do Kaiut Yoga utilizam-se sequências de movimentos/posturas com origem em princípios biomecânicos e fisiológicos, e que pode ser customizada para cada aluno consoante as suas limitações ou necessidades. O professor dá a aula de acordo com cada indivíduo em sua sala, pois cada corpo tem uma história de vida e de uso. E é na construção das posições que o aluno aos poucos ganha de novo mobilidade e saúde integral.

 

Os resultados alcançados podem são sentidos, vivenciados, ainda nas primeiras semanas de aula, tais como o alívio da dor crônica, alívio dos sintomas da doença inflamatória, a melhora da mobilidade, a melhora da circulação, e a melhora do sono, entre outros resultados de ordem emocional e mental. 

 

É uma prática para todos, já que um dos pilares de ensino é a educação do aluno no que toca ao respeitar o seu ponto ótimo, o seu conforto, observando suas restrições e capacidades a cada aula.

 

Venha experimentar uma aula de Kaiut yoga hoje e sentir o yoga em pleno!

tapeteyoga1.png
Francisco_edited.jpg

Francisco Kaiut

Documentário Francisco Kaiut

Par, meditar

O Método Kaiut

"Francisco Kaiut nasceu no dia 26 de outubro de 1971, em Curitiba, Paraná.  Estudou em uma escola de formação de oficiais da Polícia Militar do Paraná durante a adolescência por 3 anos, até seguir sua vocação no universo da saúde natural, levando-o a se especializar em quiropraxia, massoterapia e yoga.

Ainda na infância, quando tinha 6 anos, Francisco levou um tiro no quadril, um acidente que lhe causou dores crônicas durante a maior parte de sua vida. Esse acontecimento o levou a uma busca constante para o alívio dessas dores, passando por diversas terapias alternativas e vários tipos de massagens...

 

...Tendo adquirido toda essa bagagem durante as formações, Francisco percebeu, na prática diária com seus pacientes da clínica, que as técnicas sozinhas não eram capazes de atingir o resultado esperado, especialmente quando o problema eram dores crônicas. Assim, começou a investigar mais a fundo e criar suas próprias técnicas, mesclando saberes de diferentes áreas às quais tinha estudado...

 

...Quando voltou ao Brasil, deu continuidade ao trabalho na clínica – foi nesse momento em que ela começou a crescer cada vez mais. Com novas especializações e uma visão global da prática de yoga como um método de cura, Francisco começa a criar as bases do Método Kaiut. Ele compreendeu, afinal, o que faltava para entregar um resultado curativo de forma natural e rápida.

Em sua visão, a principal razão pela qual o yoga ainda não entregava tanto resultado quanto deveria, é porque a prática estava sendo usada desconsiderando a evolução social. Foi justamente esse olhar para a vida moderna, os corpos e mentes da vida contemporânea, que fez toda a diferença na criação do seu método…"

Fonte: Kaiut Yoga